Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de junho de 2013

CARTA PROPOSTA PARA ELEIÇÕES DA APG Chapa 1: “APG NAS LUTAS”

A APG-UFG, entidade de representação dos/as estudantes de pós-graduação da UFG, foi fundada em assembleia no dia 5 de junho de 2012, pela necessidade que vinha se mostrando de aglutinar os estudantes da pós-graduação em torno de suas demandas, no que diz respeito não apenas às necessidades imediatas, mas àquelas que precisam de uma luta mais abrangente como é o caso da discussão das políticas de pós-graduação no Brasil, bem como concepção e papel da ciência e tecnologia.
Nesse sentido, a APG-UFG surgiu com o intuito de alterar esse quadro, fazendo com que os/as pós-graduandos/as participem como componentes da universidade. Por isso, a entidade atuou na greve geral das IFES, compreendendo que as demandas por uma educação pública de qualidade é uma luta conjunta. Da mesma forma, esforçou-se por eleger representantes discentes de diversas áreas para as câmaras universitárias, em especial da Câmara de Pós-Graduação, onde há algum tempo os estudantes se ressentem de maior participação e intervenção.
A chapa APG nas Lutas se propõe a seguir o trabalho junto aos estudantes de pós-graduação com uma perspectiva autônoma e crítica.


CONHEÇA NOSSO PROGRAMA!

PRINCÍPIOS
1-Verba pública só deve ser aplicada na educação pública;
2. Em defesa de uma formação integral e de uma educação unitária capaz de assegurar a todos uma cultura geral nos domínios da ciência, da tecnologia, da arte e da cultura;
3. Contra a lógica dualista de pós-graduações técnicas e superficiais para muitos e formação de excelência para poucos. Pela formação de Cientistas na Pós e não de mão- de-obra flexível para atender demandas de mercado e suas “vocações regionais”;
4. Autonomia de gestão Financeira e Autonomia Didático-científica da Universidade;
5. Contra a submissão da autonomia acadêmico-científica a mecanismos de controle e interesses de mercado ;
6. Garantia de financiamento 100 % público para as pesquisas , sem interferência de interesses privados;
7. Por uma relação universidade-sociedade que supere a relação universidade-empresa .
8. Atender as demandas populares através da Ciência e Tecnologia
9. Controle popular sobre a produção científica e tecnológica e a socialização do conhecimento
10. APG independente de governos, crítica e combativa. A ANPG não nos representa, serve mais como freio às reivindicações dos pós-graduandos por ser um anexo do Governo Federal.

LUTAS GERAIS – POLÍTICA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

·         Lutar pelo reajuste e universalização das bolsas.
·         Revisão dos critérios e da atual política de Avaliação da CAPES/CNPq, com extinção da lógica produtivista, a partir de amplo debate entre a comunidade acadêmica.
·         Pela criação de um Plano Nacional de Assistência Estudantil para a Pós-Graduação (como o PNAES para a graduação).
·         Pela criação de direitos dos pós-graduandoscomo: a 13° bolsa, bolsa defesa, licença-maternidade.
·         Discussão do papel da pesquisa de pós-graduação no Brasil e o papel da pesquisa na resolução dos problemas sociais do país.
·         Lutar por 10 % do PIB para educação pública.

 LUTAS E DESAFIOS DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFG

·         Lutar pela gratuidade das especializações;
·         Lutar pela efetivação de uma política de assistência estudantil. Pela equivalência de direitos aos estudantes de Pós-Graduação aos demais estudantes da UFG, como o acesso à creche, atendimento médico pela UFG, moradia estudantil, bolsa alimentação e outros.
·         Pela realização de um Salão Anual da Pós-Graduação na UFG.
·         Realizar ampla campanha de esclarecimento e apoio para estudantes da pós-graduação em combate ao Assédio Moral , com a confecção de uma cartilha
·         Pela paridade em todas as câmaras e conselhos da UFG, garantidos os mesmos direitos a estudantes de graduação e pós. Por eleições diretas, com participação paritária de todos segmentos, para coordenadores dos Programas de Pós-Graduação de cada curso.
·         Articulação com movimentos sociais para a disputa do direcionamento da ciência e tecnologia produzida na Universidade.

APG INDEPENDENTE, DEMOCRÁTICA E ATUANTE

·         Por umaAPG independente política e financeiramente.
·         Por uma APG autônoma e de postura crítica frente a Reitoria, Governo Federal e organizações de fomento à pesquisa.
·         Realização do 2 º Salão Nacional da Pós graduação e 2 º Encontro Goiano de Pós-graduandos.
·         Procurar aproximar o movimento estudantil de pós-graduandos com o de graduação, resguardando a autonomia de cada um.
·         Confecção de carteirinhas de pós-graduandos com data de validade.
QUEM SOMOS
Danillo Oliveira - Mestrado em Educação
Joao Vitor - Mestrado em Direito
Larissa Leal - Mestrado em Literatura
Magno Émersom- Mestrado em Geografia
Rogerio Rocha - Mestrado em Direito
Sueli de Fátima - Mestrado em Estudos da Linguagem
Thais Elizabeth - Mestrado em Linguística
Diego Rodrigues - Mestrado em Quimica

Rodrigo Moura- Mestrado em Agronomia

Daisy Caetano- Mestrado Geografia

Paulo Winicius- Mestrado em Historia

Conheça nossas propostas na íntegra, venha compor a APG conosco! Acompanhe nossas propostas no espaço que foi disponibilizado no Blog da APG: www.apgufg.blogspot.com

ELEIÇÕES APG – UFG (GESTÃO 2013-2014):
Durante o I Salão Nacional de Pós-Graduação da UFG e I Encontro Goiano de Pós-Graduandos. Urnas na Faculdade de Letras.
Dias 05 e 06 de junho: de 8h às 20h.
Dia 07 de junho: de 8h às 18h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário