Pesquisar este blog

sábado, 9 de junho de 2012

Estudantes fundam Associação dos Pós-Graduandos na UFG




Foi fundada e eleita a diretoria da  APG-Associação dos Pós-Graduandos da UFG em Assembleia Geral que foi realizada no dia 06 de junho às 19h no Salão Nobre da Faculdade de Direito. A diretoria eleita em chapa única para um ano de mandato conta com estudantes de diversos cursos, funciona de forma colegiada e horizontal e deverá tomar posse nos próximos 10 dias.

A atividade  se iniciou com uma exposição da professora Sílvia Zanolla, da Faculdade de Educação , acerca dos dilemas da pós-graduação e da pesquisa no país. A Assembléia  também contou com as presenças e saudações do Diretor da Faculdade de Direito professor Nivaldo Santos e da diretora do ANDES-SN professora Kátia Lima (UFF).

Estiveram presentes  estudantes de especialização, mestrado e doutorado de todas as áreas do conhecimento, a APG-UFG aprovou em Assembléia o seu estatuto e um conjunto de propostas. Foram deliberadas campanhas  e resoluções como a luta pela universalização das bolsas de estudo, por assistência estudantil, pela gratuidade das especializações, contra as interferências da iniciativa privada e do mercado na  produção científica e foi afirmado o princípio de que verba pública só deve financiar a educação pública.

Foi aprovado também que, devido à paralisação dos Campi  em Jataí e Catalão, as eleições de diretores da APG dessas localidades serão feitas em assembléias locais após o retorno às aulas. Segundo o estudante do mestrado em Direito Agrário, Vitor Freitas, coordenador da APG , “ a idéia é consolidar o movimento dos pós-graduandos em todos os Campi , fazendo a voz dos estudantes terem eco através da APG” .

O estudante Paulo Winícius mestrando em História, da coordenação da APG recém eleita , destacou que “um dos pontos altos da Assembléia  foi aprovar  uma Moção de Apoio à Greve da Educação Superior, que vai além de reivindicações salariais mas pugna por melhores condições de trabalho  e questiona o atual modelo de expansão da universidade, que ocorre  sem as verbas  necessárias ” . 

Segundo outro coordenador, Flávio Morais , estudante do mestrado em Matemática, “ a participação e contribuição na APG continua aberta a todos que se identifiquem com o programa de lutas e princípios da entidade” .

As pessoas podem entrar em contato pelo blog : www.apgufg.blogspot.com e também pelo email : apgufg@gmail.com .

Fonte: APG/UFG .

Nenhum comentário:

Postar um comentário