Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Nota de Solidariedade aos Estudantes Secundaristas das Escolas Públicas da Região Metropolitana de Goiânia



A diretoria da APG ao lado de outras entidades estudantis, coletivos de educação popular e demais movimentos sociais organizados posicionam-se em solidariedade aos estudantes secundaristas da região metropolitana que se propuseram a organizar Grêmios Estudantis e sofreram perseguição política por parte da direção de suas respectivas escolas.
Segundo a triste realidade nos mostra, as condutas de intimidação e assédio moral por parte da direção das escolas culminou em penalização de um estudante do Colégio Estadual Joaquim de Carvalho no Setor Capuava, forçando este estudante a ser transferido de Colégio, e em suspensão de estudantes do Colégio Estadual Villa Lobos, Setor Garavelo.
Entendemos que as punições aos estudantes, medida aparentemente disciplinar, são de caráter eminentemente político e tem a intensão de desarticular suas ações e criminalizá-los.
Lembramos a todos que a constituição brasileira garante o livre direito de associação e que a Lei Nº 7.398, de 4 de Novembro de 1985 assegura a organização de Grêmios livres. Afirmamos ainda, que além de legal a ação dos estudantes de questionar a destinação da aplicação das verbas públicas em suas escolas, como merenda e reformas de espaço físico, não é só legal, mas legítima e desejável.
Por compreendemos a importância dos Grêmios Livres na construção de valores democráticos dentro das escolas e na sociedade, e por repudiar qualquer tipo de perseguição, sobretudo dentro dos espaços educativos, nos posicionamos em solidariedade aos estudantes.
Em defesa da autonomia de organização dos estudantes!
Por uma sociedade justa e democrática!

Nenhum comentário:

Postar um comentário