Pesquisar este blog

sábado, 19 de outubro de 2013

APG esteve presente na Câmara de vereadores em Goiânia para manifestar seu apoio à greve dos/das professores/as municipais

Representantes da APG, têm acompanhado a ocupação dos professores na Câmara de vereadores para manifestar o apoio da associação à greve. 

O vídeo abaixo, do dia 17/10, mostra a fala de Paulo Winícius, representante da APG, em apoio aos/às professores/as. Na ocasião ele demonstra aos/às professores/as o apoio da associação e diz que por proposta da APG os conselhos da UFG aprovaram por unanimidade a manifestação de apoio da UFG à greve.




quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Nota da APG-UFG de apoio à greve dos/as docentes da Rede Municipal de Educação em Goiânia e Moção de Repúdio à ação da PM do RJ durante as manifestações de professores/as

       Estamos acompanhando as manifestações de docentes da Rede Municipal de Educação em Goiânia que têm ocorrido desde o mês de setembro deste ano. As reivindicações da categoria vão de solicitação de ações para reduzir a precariedade das escolas da rede até questões salariais como o piso e o auxílio de difícil acesso. O auxílio de difícil acesso hoje é pago a cerca de 40% dos/as docentes, e uma das reivindicações da classe é que não se aprove a lei do Executivo em relação ao “auxílio locomoção”, que apesar de pretender ampliar o pagamento para 100% dos/as docentes reduz o valor do benefício de maneira considerável, além de não contemplar os/as trabalhadores/as administrativos/as. Tendo em vista as grandes dificuldades que muitos/as professores/as enfrentam por trabalharem muito distantes de suas residências, entendemos como infundada a possibilidade de uma redução desse valor que sequer supre o desgaste que esses/as trabalhadores/as têm enfrentado para ter acesso ao local de trabalho. Além disso, reivindicam-se também melhorias salariais como o pagamento do piso nacional e a redução da carga horária de 40h para 30h semanais. Os/as professores/as reclamam sobre a falta de condições estruturais das escolas que há muito tempo tem interferido de maneira negativa no ensino da Rede Municipal.
        Diante das negativas da prefeitura de Goiânia em negociar com a categoria e a coação para que se retomem as aulas imediatamente sob ameaças de corte de ponto, desconto dos dias parados e até demissão, a Associação de Pós-graduandos da Universidade Federal de Goiás, APG–UFG vem, por meio desta nota, expressar seu apoio aos/às professores/as da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, uma vez que não podemos aceitar esse tipo de atitude arbitrária do governo que desrespeita o direito adquirido dos/as trabalhadores/as de realização de greve. É evidente também que a greve dos/as professores/as se dá em decorrência do descaso dos governantes com a educação pública, tanto com a classe de trabalhadores/as na educação quanto com os/as estudantes que não têm assegurado o direito a uma educação de qualidade.
         Aproveitamos o ensejo para manifestar apoio aos/às professores/as do Rio de Janeiro, que também estão em greve, e repudiar as ações de truculência da Polícia Militar do Rio de Janeiro contra esses/as professores/as que estão lutando por melhorias na educação, causa que deveria ser uma das prioridades em todos os governos.

Goiânia, 09/10/13


APG-UFG Gestão 2013/2014